“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Você, assim como outros milhares de brasileiros que assistem vídeos no Youtube, provavelmente já se deparou com essa frase narrada por uma jovem em um vídeo promocional da consultoria de investimentos Empiricus Research.
Bettina Rudolph – funcionária dessa mesma empresa – conseguiu ficar nacionalmente conhecida por revelar o segredo do seu aparente sucesso financeiro. De acordo com o anúncio, Bettina teria acumulado pouco mais de R$ 1 milhão em apenas três anos investindo apenas R$ 1520. Como explica o vídeo a seguir com a propaganda original de Bettina:
O grande problema começou, pois, além dos vídeos serem um incômodo, muitas pessoas começaram a questionar a facilidade – como foi exposto no vídeo – com que uma jovem de 22 anos conseguiu acumular um patrimônio tão alto em pouquíssimo tempo. Não demorou muito para que começassem a surgir os primeiros memes de Bettina:
https://twitter.com/_makavelijones/status/1106343550730551296?ref_src=twsrc%5Etfw
Alguém me explica porque a Betina não vai gastar o 1 milhão e 42 mil reais que ela tem acumulado, e não para de atrapalhar os vídeos no YouTube pic.twitter.com/8gfTgdQvUG
— evolWill (@arievilonaylliw) March 15, 2019
se vc abriu algum vídeo no YouTube e nunca viu o anúncio com a betina dizendo que tem 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado…
você é privilegiado SIM pic.twitter.com/g4RDulHEos
— dom que xote das necas de pitibiribas (@i0gedes) March 14, 2019
se vc abriu algum vídeo no YouTube e nunca viu o anúncio com a betina dizendo que tem 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado…
você é privilegiado SIM pic.twitter.com/g4RDulHEos
— dom que xote das necas de pitibiribas (@i0gedes) March 14, 2019
Eu não aguento mais a #Betina milionária das propagandas do #YouTube pic.twitter.com/Td2GDEtTSQ
— strogonoff de salsicha🍛 (@EvertonAngelico) March 15, 2019
Durante a semana em que o vídeo foi divulgado, Bettina ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Além disso, a jovem foi convidada para comparecer a vários programas de rádio e concedeu entrevistas, tentando explicar o que estava acontecendo e como conseguiu juntar o seu patrimônio divulgado.
A ideia inicial da empresa era mostrar, na peça publicitária, que a prestação de serviços de investimentos da marca era o caminho para quem pensa em cuidar melhor do seu dinheiro, mas foi um perfeito tiro n’água.
Os comentários que seguiram nas redes sociais trouxeram inúmeras discussões sobre classes sociais e condições financeiras, fazendo com que o vídeo da Empiricus fosse super criticado, resultando, inclusive, em uma multa do Procon.
a @empiricus não quer aceitar que a comunicação não rolou bem, porque se tivesse, não teria acontecido tudo isso. 'Repercussão' nem sempre é positiva. A Bettina pode ser legal, nem sei, mas encaixou 100% no template de privilegiada. Erro do marketing, não dela. Ela é o q é.
— Rosana Hermann (@rosana) March 15, 2019
https://twitter.com/felipeneto/status/1106653254698627073?ref_src=twsrc%5Etfw
https://twitter.com/danielaabade/status/1106645310607110144?ref_src=twsrc%5Etfw
Após a repercussão do vídeo inicial, a empresa tentou amenizar o alvoroço causado publicando outra versão da peça publicitária em que a Bettina aparecia explicando como conseguiu iniciar seus investimentos: O meu pai guardou a vida inteira um dinheiro na poupança pra mim. Quando eu fiz 19 anos, ele me deu o dinheiro e falou: ‘E agora, o que você quer fazer com essa grana?’.
O vídeo novo trazia a jovem lendo comentários publicados na internet, especulando que sua fortuna vinha da família e até de um namorado rico. Os comentários foram rebatidos por Bettina, que finalizou a peça informando que, para chegar ao seu patrimônio alcançado, ela dependeu exclusivamente dela.
E mais uma vez a internet não perdoou! Começou mais um vendaval de comentários reforçando que Bettina só havia chegado onde chegou graças ao dinheiro do pai.
Resta imaginar, agora, qual será o próximo passo da empresa após esse feedback negativo de todos os lados.